É claro que cada um(a) de nós tem a sua maneira peculiar de estudar buscando os melhores resultados, que, ao final, são aprender, memorizar e... ser aprovado(a)! O objetivo dessa postagem não é dizer para você "faça assim... ou faça assado", mas sim demonstrar que existem métodos que são efetivamente comprovados e que podem ser incorporados à sua rotina, sempre com vistas à melhor forma para alcançar os seus objetivos.
Nunca é demais lembrar que o seu método pode ser a coletânea adaptada de diversos métodos, pode, por sua vez, ser tão peculiar que não se enquadra em nenhum outro método descrito, entretanto, digo sem medo de errar, existem métodos de estudos para concurso que não podem ser deixados de lado, especialmente para os concursos mais concorridos, por exemplo, o estudo por questões. Estudar por questões selecionadas adequadamente não é uma opção na sua preparação, é, definitivamente, obrigatório.
Bem, dito isso, vamos lá, vou descrever alguns métodos comprovadamente eficazes.
Estudo por questões ou testes práticos
Antes de mais nada deixe eu dizer uma coisa: estudar por questões não pode ser visto como um método isolado, que dizer, ninguém pode ser aprovado(a) num bom concurso estudando apenas por questões. As questões selecionadas adequadamente devem fazer parte de um todo onde se incluem o conteúdo teórico, eventualmente as vídeo-aulas, etc.
Outra dica importante é que "estudar por questões" é diferente, e muito mais amplo, que "resolver questões". Resolver questões implica em fazer auto-avaliação, estudar por questões implica em estudar a partir das questões, aprofundando o conhecimento a partir do enunciado e de cada uma das alternativas.
Nessa técnica, para responder uma questão você terá que buscar várias fontes de conhecimento até que encontre uma resposta satisfatória. Além de economizar tempo, essa técnica permite agir diretamente nas áreas em que você sente mais dificuldade de aprender.
A técnica de estudo por questões traz também uma outra vantagem "impagável", pois é fato que muitos temas e, às vezes, muitas questões, se repetem nas provas de concurso. Sendo assim, ao estudar por questões, e após responder muitas e muitas questões, você irá se deparar com algumas que irão, certamente, cair na sua futura prova.
O método de estudo por questões é tão importante para você que irá prestar concurso para cirurgião-dentista que já vale a pena você ler postagem anterior que trata especificamente do tema.
Resumos e fichamentos
Os resumos e fichamentos são o que chamamos de "o clássico" dos métodos de estudo. O adjetivo não é pejorativo, pelo contrário, os bons resumos são essenciais para o melhor aprendizado e memorização. Os resumos e fichamentos são ótimas opções para aumentar o repertório e focar nas partes principais do tema estudado. Você só deve tomar um cuidado básico: se ao final do resumo você inclui 80% do conteúdo alguma coisa está errada! Ao desenvolver uma aula escrita, ou mesmo uma vídeo-aula, o(a) professor(a) deve necessariamente contextualizar o tema, e isso ocorre durante toda a aula. Não tem jeito, do contrário a aula seria um roteiro de tópicos indecifrável e monótono. O segredo ao fazer o resumo ou o fichamento de um tema é separar o que é contexto e o que é o texto essencial, o que é importante, o que é menos importante e o que não é importante. No seu caso, só é importante o que pode cair na sua prova do concurso.
O ideal é destacar os trechos mais importantes mesmo, e no resumo explicar de maneira sucinta a ordem dos acontecimentos, a definição de conceitos e os elementos-chave que podem ser cobrados no concurso.
Você pode (e deve!) usar canetas coloridas, marcadores chamativos e itens que ajudem na visualização do resumo e do trecho destacado. Outra coisa importante: o resumo do conteúdo estudado deve ser reescrito com suas próprias palavras, nunca transcrito literalmente.
O tema "resumo" é tão importante que sugiro a leitura de um método para a confecção de resumos chamado "Método Cornell". Lembre-se, é no resumo e na revisão que você efetivamente memoriza o conteúdo estudado.
Método Robinson (EPL2R)
Francis Pleasant Robinson, psicólogo americano, desenvolveu o método em 1946, tendo coo base os princípios básicos do aprendizado. São cinco passos fundamentais: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.
O primeiro passo é explorar o material de estudo com a leitura superficial do título, do sumário e dos diferentes tópicos. Depois desse primeiro contato, você deve fazer perguntas sobre o que chamou a sua atenção.
A próxima seguinte é a leitura aprofundada, ela serve para responder as questões que você formulou no passo anterior. Uma vez encontrada a resposta para cada pergunta é que ocorre a leitura completa. É nesse momento que você lê o material sem pensar em aplicações do conteúdo.
A etapa final é repassar as informações lidas. Depois de aprender e organizar o conhecimento, você deverá dar uma aula para você mesmo(a), explicando os conceitos importantes em voz alta.
Autoexplicação
Também chamada de técnica da elaboração interrogativa, ela tende a dar maior valor às dúvidas que surgem durante a leitura. A autoexplicação consiste em duvidar de tudo o que você ler. Isso estimula a reflexão sobre cada informação.
A partir das indagações você tenta explicar para você mesmo(a) o que está lendo. Para levantar as perguntas, o mais comum é grifar, rasurar, escrever e até falar sozinho(a).
Através desse método você já estará estabelecendo a autoexplicação, que é uma leitura interativa que vai além da simples leitura do texto. O processo é uma ferramenta eficaz para promover a absorção efetiva do conteúdo.
Estudo intercalado
Sempre me perguntam "Professor, é melhor estudar um conteúdo do começo ao fim ou intercalar as matérias?". A resposta é sempre "Melhor intercalar as matérias, estude um tempo de periodontia, depois passe para o português, vá para a saúde coletiva, etc.". Além de "refrescar" o cérebro, o estudo intercalado diminui o tédio e principalmente, provoca a revisão obrigatória, pois ao retornar ao tema é sempre aconselhado que você revise o conteúdo anterior.
O método consiste, então, em distribuir as matérias de maneira que você não passe muito tempo em apenas uma área. Para isso basta separar uma quantidade proporcional de horas para cada assunto.
Essa divisão irá obrigar que você volte ao tópico anterior cada vez que for continuar a matéria. Isso evita a procrastinação e força a memória a relembrar os tópicos estudados.
Gravações de áudio
Uma forma que você também pode usar para intensificar a aprendizagem é o uso de técnicas que incluam o estímulo auditivo a partir da reprodução dos conteúdos que deseja aprender e memorizar. As gravações de áudio ajudam o cérebro a fixar o aprendizado na memória de longo prazo.
Para isso, leia o conteúdo em voz alta e grave as leituras. Depois, é só ouvir o mesmo assunto quantas vezes quiser, até perceber que houve completa assimilação. Uma variação da técnica é você ler um parágrafo e, depois, gravar a em voz alta a sua própria compreensão do mesmo, melhor ainda. Você também pode fazer isso com tópicos diferentes de um mesmo tema ou aula, por exemplo: ao estudar "uso racional do flúor na odontologia", você certamente irá ler no início da aula o que é o íon flúor (fluoreto), elemento químico tal e qual, eletronegativo, etc. Ao invés de ler os 2 ou 3 parágrafos iniciais em voz alta, você lê atentamente e, depois, grava o que você compreendeu, sempre tendo o cuidado para não gravar conceitos incorretos e levar o erro até o final da sua preparação.
Mapas mentais
Criado pelo inglês Anthony Buzan, na década dos anos 1970, os mapas mentais são excelentes para fixar o conhecimento através da memória visual. As imagens, setas e cores são o diferencial do método de aprendizado,
A chave dos mapas mentais é organizar as matérias em um diagrama a partir de um tema central. Depois de definido o tema central, é preciso conectar esse assunto principal a tópicos paralelos. Isso pode ser feito com balões ou desenhos que remetam aos assuntos.
O mapa finalizado facilitará a importante tarefa de revisitar o conteúdo posteriormente, estabelecendo as conexões entre os assuntos.
Técnica Pomodoro
Por fim, trago aqui o que não é uma técnica de estudo, mas sim um método que irá auxiliar de forma efetiva para o melhor uso do tempo, para evitar a procrastinação e para seguir o planejamento inicial da sua preparação.
O método foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo e se baseia na combinação do estudo com o relaxamento. Cirillo percebeu que a produtividade aumenta conforme essa mescla existe.
Na prática: a cada 25 minutos de concentração, você separa 5 minutos de descanso. Esses momentos de relaxamento podem ser aproveitados da maneira que você achar melhor: alongando, mexendo no celular, caminhando. Alarmes podem ser usados para delimitar cada momento.
A técnica Pomodoro é tão efetivamente comprovada e importante que temos uma postagem específica sobre ela aqui na Comunidade MeuPreparo, vale a pena voltar lá ao final e aproveitar para ler.
Bem, é isso, tenho certeza que o conteúdo ira te ajudar, seja no todo ou em partes que você pode incorporar à sua rotina para uma preparação mais efetiva rumo à aprovação.
Um ótimo final de semana e uma Feliz Páscoa para você e para a sua família!
Prof. Antonio Carlos Nascimento, MeuPreparo: preparação em concursos para CDs.