Comunidade MeuPreparo
Comunidade MeuPreparo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

interpretação de textos pode ser a diferença para a sua classificação: dicas para gabaritar

interpretação de textos pode ser a diferença para a sua classificação: dicas para gabaritar
Antonio Carlos Nascimento
ago. 26 - 10 min de leitura
030

Interpretação de textos: dicas para não errar na prova do concurso

 

Profa. Heloísa Tondinelli

A interpretação de textos compõe a disciplina de Língua Portuguesa, sendo considerada um enorme “calcanhar de Aquiles”, por grande parte dos CD’s.

São diversos os motivos que levam às dificuldades em interpretar textos: base frágil, problemas na fala e na escrita desde a infância, pouco hábito de leitura não técnico-científica, cansaço, dificuldade de concentração em textos longos, vocabulário insuficiente, muito tempo sem realizar provas com a matéria, dentre outras razões.

A interpretação de textos é considerada uma matéria de difícil estudo, pois é dependente de diversos fatores e, normalmente, trata de textos desconhecidos pelos(as) candidatos(as). Sendo dependente de múltiplos fatores, é diferente, portanto, se preparar para ter um bom desempenho na interpretação de textos e se preparar para ir bem em cirurgia, anestesiologia, saúde coletiva e outras disciplinas.

Não fosse um diferencial para uma melhor classificação em concursos, saber interpretar textos é fundamental não só para a disciplina de Português, mas para todas as demais, pois o enunciado de qualquer questão exigirá que o candidato seja capaz de entender o que é pedido.

Acima de tudo, a ideia central para um bom desempenho na interpretação de textos é a inclusão de uma rotina recheada de métodos capazes de instigá-lo à leitura, mas, é preciso ter os “pés no chão” e saber que esse pré-requisito muitas vezes não poderá ser atendido em períodos curtos de tempo, sendo assim, vamos discutir com você algumas dicas que podem ajudar na hora da prova.

Pratique interpretar

Antes de mais nada, considere praticar leituras variadas, por meio de revistas, jornais, livros, poemas, quadrinhos, pois não se sabe qual modelo de interpretação a banca escolherá.

O foco principal nesse início é desenvolver “na marra” o hábito da leitura mediante materiais que agradem e envolvam, independentemente do assunto.

Apesar disso, pesquise por bons conteúdos no sentido da qualidade textual, com coesão e coerência.

Outro ponto é a mudança da escrita nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens: use frases completas e bem escritas, sem abreviações e erros de ortografia.

Ao encontrar palavras novas, de imediato, explore os seus significados e tente aplicá-las no cotidiano. Palavras-cruzadas também são ótimas opções para ampliar o vocabulário.

“Agora é tarde, professor! Mal tenho tempo para “vencer” o conteúdo do edital e você vem me falar em ler Camões, Drumond e boas revistas?”. Tudo bem, então vá no seu buscador de questões de provas de concursos e analise atentamente o maior número de questões desse tipo que você puder, tenha certo que será um excelente exercício.

Concentre-se nas suas leituras

O foco durante a leitura só se alcança com a prática, pois não é fácil esquecer do mundo ao redor e de todas as influências externas.

Durante a prova, você encontrará vários candidatos próximos uns dos outros, monitores andando e conversando, barulho de alimentos e garrafas... Por isso, qualquer distração poderá fazer você perder a concentração. Prepare-se para isso!

Uma dica é praticar a leitura em ambientes mais agitados de vez em quando, para tentar absorver o conteúdo mesmo quando a situação não esteja favorável.

Aliás, como a leitura de um material desconhecido pede foco total na hora da prova, procure responder as questões de interpretação de textos logo no início, pois elas exigirão concentração redobrada, e existem duas coisas que não coexistem e excluem uma à outra: cansaço e concentração.

Use métodos de leitura que apoiem a interpretação

Ao ser apresentado ao texto, é aconselha-se que você faça a leitura diagonal. Leitura diagonal é uma maneira rápida de compreender o conteúdo de modo mais rápido e amplo, em busca das partes mais úteis.

A leitura diagonal deve ser feita com estratégia, pois não é uma simples leitura “corrida”, pois, ao final, as ideias centrais do texto devem ser identificadas. Tal técnica é muito útil para o primeiro contato com o enunciado.

Depois da leitura diagonal, procure otimizar o tempo, leia as alternativas e, em seguida, retorne para a leitura ativa e mais detida, já pensando na resolução do problema.

leitura ativa é um processo com viés crítico, em que você faz questionamentos, por meio de associações, anotações, bem como referências que levem para a ideia central do texto.

Durante a segunda leitura, feita com mais cuidado e atenção aos detalhes, é possível eliminar as alternativas que não fazem sentido. Consequentemente, as chances de acerto já serão bem maiores.

Atenção ao Interpretar

Primeiro, grife e faça anotações. Não apenas na hora da prova, mas durante a leitura diária e aponte as palavras-chave. Se a frase estiver muito difícil de entender, passe para a ordem direta: sujeito + verbo + complemento.

Da mesma forma, leia todas as alternativas, até mesmo quando a opção considerada correta estiver logo no início, para não ser induzido ao erro ou cair em pegadinhas. Aponte os erros das demais assertivas e os corrija.

Logo, atenção com alternativas que podem estar corretas, mas o assunto tratado está além do contido no texto principal.

Da mesma forma, o contrário merece cuidado. Isto, porque as assertivas podem apresentar informações incompletas, ou seja, parecem verdadeiras, mas a falta de conteúdo torna a questão errada.

Por exemplo, se você precisar interpretar o texto e constar a frase “a aluna nunca assistia às aulas” e a alternativa retirar a palavra “nunca”, todo o sentido da frase será alterado.

Por outro lado, extraia as informações escondidas. Elas são diferentes das acima, pois, mesmo não estando expressas, todos os elementos do texto apontam para a sua existência. Muito comuns quando o examinador pergunta qual foi a intenção do escritor com o texto.

Analisar, compreender e interpretar

Por meio da análise, busca-se a identificação do tipo do texto, o problema tratado, a ideia central, o significado das palavras etc.  

Após, será possível compreender com recursos de linguagem, referências e familiaridades.

Por fim, a interpretação de texto, que consiste na conclusão de todo o conjunto dos elementos de acordo com a proposta.

Verbos para Memorização

 Ter em mente o significado de verbos sempre presentes facilita a rápida compreensão do que se deseja na questão e agiliza na hora da interpretação dos textos. Então, segue uma lista para memorização:

Bancas Examinadoras

 Por fim, vale lembrar que as bancas examinadoras cobram a interpretação de textos de maneiras diferentes.

Em relação às questões de conhecimentos específicos de Odontologia, o NC-UFPR tem um número restrito de questões disponíveis, uma vez que foram poucos os concursos para cirurgiões-dentistas realizados pela Banca, ligada à FUNPAR-UFPR. Agora, se a questão é conhecer como eles elaboram provas de matérias como Informática e Língua Portuguesa você encontrará um número maior de questões. Exercite e conheça as características das questões que provavelmente você verá em sua prova, vá ao seu buscador e filtro de questões e selecione o que você necessita. Você encontrará questões bem elaboradas, de dificuldade mediana, ênfase na interpretação textual, sem desmerecer a ortografia e a gramática, e questões elaboradas com cuidados básicos de qualidade, o que favorece quem se prepara melhor.

Comparativamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) é mais apegada aos detalhes e sempre coloca armadilhas para enganar o candidato, por isso exige muita atenção.

Cespe/Cebraspe gosta de misturar conteúdos de ortografia e de gramática nas questões de interpretação de textos, método que também é usado pelo Instituto AOCP e pela Vunesp.

Por outro lado, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresenta todas as pegadinhas possíveis, com uma linha própria de interpretação, muitas vezes duvidosa, mas difícil de alteração por recurso, já que é algo “subjetivo”.

Dica importante, apesar da restrição quanto às questões específicas de Odontologia, é montar cadernos de questões sempre da mesma banca para se adaptar ao seu estilo.

Não desista

Faça questões com frequência, controle seu tempo de acordo com o tamanho dos textos e siga as dicas de interpretação. A melhora virá com o tempo, então, não tenha medo de errar e não desanime se tiver que ficar mais tempo na questão até compreendê-la. A fase de preparação é o momento em que é mais importante aprender do que acertar, sendo assim, responda às questões menos preocupado(a) com o acerto e mais atento(a) à análise e ao aprendizado.


Treine muito!

Uma boa interpretação de textos é muito útil não só para os concursos, mas também para a vida!

Como exemplos, temos notícias, contratos, leis, resoluções, portarias, bulas de remédios, mensagens em redes sociais, dentre outros sempre presentes em nosso cotidiano e que podem levar a erros sem volta se mal interpretados.  

Pense nisso como mais um pontapé para colocar essas dicas de interpretação de textos em sua rotina!

Em resumo, para uma boa interpretação de textos treine muito todos os dias, aplique as dicas acima e evolua cada vez mais!

Espero ter ajudado com estas dicas de interpretação de textos!

Um abraço,

Profa. Heloísa Tondinelli


Currículo breve da Professora Heloísa Tondinelli.

  • Servidora Pública Federal: Técnica Judiciária no TRF da 4ª Região.
  • Escrevente do TJ-SP - aprovada em 1º lugar (2013-2017).
  • Conciliadora do TJ-PR - aprovada em 1º lugar (2011-2013)
  • Aprovada no IV Exame da OAB antes de concluir a faculdade.
  • Graduação em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Dom Bosco e em Direito Público pela Faculdade Legale.
  • Pós graduada em Direito do Trabalho.
  • Pós graduada em Neuroeducação.
  • Formada em Conciliação e Mediação pela Escola Paulista de Magistratura.

(*) O texto possui direito autoral e intelectual da Profa. Heloísa Tondinelli. 


 



Denunciar publicação
    030

    Indicados para você