Interpretação de textos: dicas para
não errar na prova do concurso
Profa. Heloísa Tondinelli
A interpretação de textos
compõe a disciplina de Língua Portuguesa, sendo considerada um enorme
“calcanhar de Aquiles”, por grande parte dos CD’s.
São diversos os motivos que
levam às dificuldades em interpretar textos: base frágil, problemas na fala e
na escrita desde a infância, pouco hábito de leitura não técnico-científica, cansaço,
dificuldade de concentração em textos longos, vocabulário insuficiente, muito
tempo sem realizar provas com a matéria, dentre outras razões.
A interpretação de textos é
considerada uma matéria de difícil estudo, pois é dependente de diversos
fatores e, normalmente, trata de textos desconhecidos pelos(as) candidatos(as).
Sendo dependente de múltiplos fatores, é diferente, portanto, se preparar para
ter um bom desempenho na interpretação de textos e se preparar para ir bem em
cirurgia, anestesiologia, saúde coletiva e outras disciplinas.
Não fosse um diferencial para
uma melhor classificação em concursos, saber interpretar textos é fundamental
não só para a disciplina de Português, mas para todas as demais, pois o
enunciado de qualquer questão exigirá que o candidato seja capaz de entender o
que é pedido.
Acima de tudo, a ideia
central para um bom desempenho na interpretação de textos é a inclusão de
uma rotina recheada de métodos capazes de
instigá-lo à leitura, mas, é preciso ter os “pés no chão” e saber que
esse pré-requisito muitas vezes não poderá ser atendido em períodos curtos de
tempo, sendo assim, vamos discutir com você algumas dicas que podem ajudar na
hora da prova.
Pratique interpretar
Antes de mais nada,
considere praticar leituras variadas, por meio de revistas, jornais, livros,
poemas, quadrinhos, pois não se sabe qual modelo de interpretação a banca
escolherá.
O foco principal
nesse início é desenvolver “na marra” o hábito da leitura mediante
materiais que agradem e envolvam, independentemente do assunto.
Apesar disso,
pesquise por bons conteúdos no sentido da qualidade textual, com coesão e
coerência.
Outro ponto é
a mudança da escrita nas redes sociais e nos aplicativos de
mensagens: use frases completas e bem escritas, sem abreviações e erros de
ortografia.
Ao encontrar palavras
novas, de imediato, explore os seus significados e tente aplicá-las
no cotidiano. Palavras-cruzadas também são ótimas opções para ampliar o
vocabulário.
“Agora
é tarde, professor! Mal tenho tempo para “vencer” o conteúdo do edital e você
vem me falar em ler Camões, Drumond e boas revistas?”. Tudo bem, então vá no
seu buscador de questões de provas de concursos e analise atentamente o maior
número de questões desse tipo que você puder, tenha certo que será um excelente
exercício.
Concentre-se nas suas leituras
O foco
durante a leitura só se alcança com a prática, pois não é fácil esquecer do
mundo ao redor e de todas as influências externas.
Durante
a prova, você encontrará vários candidatos próximos uns dos outros, monitores
andando e conversando, barulho de alimentos e garrafas... Por isso, qualquer
distração poderá fazer você perder a concentração. Prepare-se para isso!
Uma
dica é praticar a
leitura em ambientes mais agitados de vez em quando, para
tentar absorver o conteúdo mesmo quando a situação não esteja favorável.
Aliás,
como a leitura de um material desconhecido pede foco total na hora da prova,
procure responder as questões de
interpretação de textos logo no início, pois elas exigirão concentração
redobrada, e existem duas coisas que não coexistem e excluem uma à outra:
cansaço e concentração.
Use métodos de leitura que apoiem a interpretação
Ao ser apresentado ao texto,
é aconselha-se que você faça a leitura diagonal.
Leitura diagonal é uma maneira rápida de compreender o conteúdo de modo mais
rápido e amplo, em busca das partes mais
úteis.
A leitura diagonal deve ser
feita com estratégia, pois não é uma simples leitura “corrida”, pois, ao final,
as ideias centrais do texto devem ser identificadas. Tal técnica é muito útil
para o primeiro contato com o enunciado.
Depois da leitura diagonal,
procure otimizar o tempo, leia as
alternativas e, em seguida, retorne para a leitura ativa e mais
detida, já pensando na resolução do problema.
A leitura ativa é um processo com viés crítico, em que você faz questionamentos,
por meio de associações, anotações, bem como referências que levem para a ideia
central do texto.
Durante a segunda leitura,
feita com mais cuidado e atenção aos detalhes, é possível eliminar as alternativas que não fazem
sentido. Consequentemente, as chances de
acerto já serão bem maiores.
Atenção ao Interpretar
Primeiro, grife e faça anotações. Não apenas na hora da
prova, mas durante a leitura diária e aponte as palavras-chave. Se a frase
estiver muito difícil de entender, passe para a ordem direta: sujeito
+ verbo + complemento.
Da mesma forma, leia todas as alternativas, até mesmo quando a opção considerada correta
estiver logo no início, para não ser induzido ao erro ou cair em pegadinhas.
Aponte os erros das demais assertivas e os corrija.
Logo,
atenção com alternativas que podem estar corretas, mas o assunto tratado
está além do contido no texto
principal.
Da
mesma forma, o contrário merece cuidado. Isto, porque as assertivas podem
apresentar informações
incompletas, ou seja, parecem verdadeiras, mas a falta de
conteúdo torna a questão errada.
Por
exemplo, se você precisar interpretar o texto e constar a frase “a aluna nunca assistia às aulas” e
a alternativa retirar a palavra “nunca”, todo o sentido da frase será alterado.
Por
outro lado, extraia as informações
escondidas. Elas são diferentes das acima, pois, mesmo não estando
expressas, todos os elementos do texto apontam para a sua existência. Muito
comuns quando o examinador pergunta qual foi a intenção do escritor com o
texto.
Analisar, compreender e interpretar
Por meio da análise, busca-se a identificação do tipo do texto, o problema tratado, a ideia central, o significado das palavras etc.
Após, será possível compreender com recursos de linguagem,
referências e familiaridades.
Por fim, a interpretação
de texto, que consiste na conclusão de todo o conjunto dos
elementos de acordo com a proposta.
Verbos para Memorização
Bancas Examinadoras
Em relação às questões de
conhecimentos específicos de Odontologia, o NC-UFPR tem um número
restrito de questões disponíveis, uma vez que foram poucos os concursos para
cirurgiões-dentistas realizados pela Banca, ligada à FUNPAR-UFPR. Agora,
se a questão é conhecer como eles elaboram provas de matérias como Informática
e Língua Portuguesa você encontrará um número maior de questões. Exercite e
conheça as características das questões que provavelmente você verá em sua
prova, vá ao seu buscador e filtro de questões e selecione o que você necessita.
Você encontrará questões bem elaboradas, de dificuldade mediana, ênfase na
interpretação textual, sem desmerecer a ortografia e a gramática, e questões
elaboradas com cuidados básicos de qualidade, o que favorece quem se prepara
melhor.
Comparativamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) é
mais apegada aos detalhes e sempre coloca armadilhas para enganar o candidato,
por isso exige muita atenção.
A Cespe/Cebraspe gosta
de misturar conteúdos de ortografia e de gramática nas questões de
interpretação de textos, método que também é usado pelo Instituto AOCP e pela Vunesp.
Por outro lado, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresenta
todas as pegadinhas possíveis, com uma linha própria de interpretação, muitas
vezes duvidosa, mas difícil de alteração por recurso, já que é algo
“subjetivo”.
Dica importante, apesar da
restrição quanto às questões específicas de Odontologia, é montar cadernos de
questões sempre da mesma banca para se adaptar ao seu estilo.
Não desista
Faça questões com frequência, controle seu tempo de acordo com o tamanho dos textos e siga as dicas de interpretação. A melhora virá com o tempo, então, não tenha medo de errar e não desanime se tiver que ficar mais tempo na questão até compreendê-la. A fase de preparação é o momento em que é mais importante aprender do que acertar, sendo assim, responda às questões menos preocupado(a) com o acerto e mais atento(a) à análise e ao aprendizado.
Treine muito!
Uma boa interpretação de
textos é muito útil não só para os concursos,
mas também para a vida!
Como exemplos, temos
notícias, contratos, leis, resoluções, portarias, bulas de remédios, mensagens
em redes sociais, dentre outros sempre presentes em nosso cotidiano e que podem
levar a erros sem volta se mal interpretados.
Pense nisso como mais um
pontapé para colocar essas dicas de interpretação de textos em sua rotina!
Em resumo, para uma boa interpretação
de textos treine muito todos os
dias, aplique as dicas acima e evolua cada vez mais!
Espero
ter ajudado com estas dicas de interpretação de textos!
Um
abraço,
Profa.
Heloísa Tondinelli
Currículo breve da Professora Heloísa Tondinelli.
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Servidora Pública Federal: Técnica Judiciária no TRF da 4ª Região.
- Escrevente do TJ-SP - aprovada em 1º lugar (2013-2017).
- Conciliadora do TJ-PR - aprovada em 1º lugar (2011-2013)
- Aprovada no IV Exame da OAB antes de concluir a faculdade.
- Graduação em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
- Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Dom Bosco e em
Direito Público pela Faculdade Legale.
- Pós graduada em Direito do Trabalho.
- Pós graduada em Neuroeducação.
- Formada em Conciliação e Mediação pela Escola Paulista de
Magistratura.